domingo, 18 de maio de 2008

Somos notícia em 4 cidades, uau!

"Os bichanos estão à solta! Agora ganharam um reino! Já virou notícia o site com maravilhas artesanais inspiradas, sobretudo, nos felinos. O site Reino Gato tem como proposta, além de ser uma lojinha online de decoração, bolsas, roupas e acessórios, tudo feito artesanalmente e com peças únicas, um novo jeito de ajudar animais de rua, abrigos, e incentivar a castração de cães e gatos, evitando assim a proliferação nas cidades e diminuindo o abandono. Parte da renda da venda dos produtos é revertida em ações de castração e ajuda à rede de protetores de animais. Além disso, uma vez por mês o site rifa um dos produtos, para repassar para protetores.

A originalidade do site não fica aí. Os nomes dos bonecos, das peças, tudo parece inspirado num fantástico mundo de reis e castelos, e como o próprio site diz: “Reino Gato é feito de sonhos fantásticos e pequenas fábulas felinas, ruas de pedra e bequinhos medievais. Inspirado por olhos cor de cobre, pegadinhas silenciosas e deslizantes, viagens inesquecíveis, tesouros garimpados e mágicos castelos...”.

Algumas fotos em slide mostram felinos e lugares maravilhosos, como Praga, na República Tcheca, de onde os nomes parecem ter saído: Matrioshkas, aquelas bonequinhas que encaixam uma dentro da outra, as Velký Taška, bolsa tipo big bag, onde se carrega de tudo, ou as Taška simplesmente, bolsas um pouco menores, que acompanham um amuleto de gatinho pendurado, e que podem ser retirados e usados em outro local. Tem criaturas também, os Blasés, fofinhos que não estão nem aí, os gatinhos Bilkos, os Kočka (que quer dizer gato na língua tcheca), os Gregors, bonecos inspirado no famoso personagem de Kafka, em A Metamorfose. O escritor, além de tcheco, morava nas imediações bem próxima ao castelo principal de Praga.

A criadora do site e das peças, que assina como Matka Kočka (Mamãe Gata) maravilhou-se com uma loja no leste europeu, só de motivos felinos, e da forma como a arte é tratada por lá:

“No exterior, se existe uma etiqueta escrito “Feito à mão”, o produto é muito mais valorizado. Aqui no Brasil, até pouco tempo atrás, tudo que se fazia à mão era coisa da vovozinha...ou muito pouco valorizado, barateado. Agora, é fashion ter uma peça exclusiva. O artesanato no Brasil movimenta cifras superiores as da indústria do vestuário, e grifes começam a nascer, com muita qualidade e bom gosto. Não é qualquer um que cria sem copiar, que tem criatividade e inventa uma coisa nova todo dia. E a matéria prima, quando de qualidade, não é barata - muitos importam tecidos e outros materiais para inovar e ser diferente por aqui. Quem trabalha com isso deve ter orgulho de dizer “sou artesão”, ou “sou artista plástico”, ou “sou artista decorativo”. Quando quem produz estiver realmente fazendo isso, e sabendo colocar o real preço em suas peças, a coisa pode funcionar. Não precisa ser como lá fora, onde uma blusa costurada e pintada a mão, de uma grife artesanal, pode chegar a custar 200 euros”.
Então, visita o site e explora o reino encantado desses felinos: www.reinogato.com

------------------------
Artesão - faz peças em série e tem uma relação com o lugar onde vive (é típico de um lugar).
Artista Plástico - cria suas obras e as faz únicas.
Artista Decorativo - não necessariamente “cria”, (suas peças podem ser copiadas) e às vezes faz algumas peças iguais, mas não chega a ser em série."

Nenhum comentário: