terça-feira, 5 de maio de 2009

Matrioshkas!! (esgotadas)

Matrioshkas (em russo матрёшка ou матрешка) são bonequinhas tradicionais do Leste Europeu, e um brinquedo tradicional da Rússia. Aquelas que encaixam uma dentro das outras, sabem? Na Sérvia são chamadas de Babushka (avozinha). Eu trouxe uma pequenina da República Tcheca, que são 5 bonequinhas ao todo, e a pintura é um primor (as Matrioshkas são de formato relativamente simples, mas o grau de sofisticação delas reside, de fato, na complexidade dos motivos pintados). Olhem outros modelos que achei pesquisando, aqui.
Resolvi fazer umas, inicialmente para chaveirinho ou aplique de bolsas, mas não resisti e fiz enchimento e base para ficarem em pé e enfeitar a casa, e botei fitinhas em cima caso queiram pendurar (que podem ser cortadas).
Como o dia das mães ta aí, é uma dica legal para dar de presente. O nome se origina do termo mat, que significa, em russo, mãe. Elas representam a fertilidade, a felicidade, amor e proteção da família, a estabilidade emocional, a fidelidade e a luta constante pela segurança. Hoje é uma figura representativa do artesanato e do folclore russos, sendo que no mercado internacional é tido como valioso amuleto de boa sorte, prosperidade e fortuna.
Quanto vale este tesouro: 30 moedinhas do Reino (conjunto)

Nenhum comentário: